Urticária e Angioedema

URTICÁRIA e EDEMA FACIAL (ANGIOEDEMA) são reações típicas de hipersensibilidade (alergia) a químicos, medicamentos, alimentos, picadas de insectos, e até ao sol!

 

Quais são os sintomas de urticária e angioedema?

Na urticária aparecem pequenos altos por toda a pele. Muitas vezes o pêlo fica eriçado nestas zonas, e por vezes fazem muita comichão.

No angioedema vê-se inchaço (edema) da face, especialmente no focinho e à volta dos olhos. Por vezes esse edema é tão grande que os cães mal conseguem abrir as pálpebras. O angioedema pode dar muita comichão (prurido).

angioedema facial

A urticária e angioedema normalmente surgem cerca de 10 a 20 minutos após a exposição ao alergeno (susbstância à qual o animal é alérgico).

Maior parte das vezes estas reações alérgicas não colocam em risco a vida do seu animal de estimação e eventualmente podem desaparecer sozinhas sem tratamento. Mas por vezes o angioedema pode ser tão grave que pode afetar a garganta dificultando a respiração.

Pode em alguns casos haver progressão para uma reação mais grave -- ANAFILAXIA --- que é perigosa e requer cuidados médicos imediatos!

 

Como se trata a urticára e angioedema?

Se se tratar de uma reação ligeira muitas vezes o uso de anti-histamínicos pode ser suficiente. Em situações mais exuberantes recorre-se frequentemente a corticóides e caso exista alterações respiratórias e anafilaxia é necessário aministrar adrenalina!

Se o seu cão tiver sinais de urticária ou angioedema CONTACTE O SEU VETERINÁRIO!

Ele saberá aconselhá-lo!