Esterilização

Esterilização

 

  • A esterilização/castração são procedimentos cirurgicos para remoção dos orgãos reprodutores
  • Estes procedimentos são tipicamente recomendados em animais jovens antes de atingirem a maturidade sexual (cerca dos 6 meses de idade).
  • A esterilização/castração evita situações de ninhadas indesejadas, e tem benefícios em termos de saúde e comportamento do seu animal de companhia.
  • Estes procedimentos requerem anestesia geral.

A esterilização das fêmeas e a castração dos machos são procedimentos realizados no Hospital Veterinário, sob anestesia geral. Por regra nenhum destes procedimentos requer internamento, tendo os animais intervencionados alta no próprio dia da intervenção. Existem algumas condicionantes no tempo de recobro como por exemplo a idade, o estado geral, tamanho, etc.

Após a alta médica os donos devem seguir as recomendações do médico veterinário, relativamente a repouso,  medicação para as dores e visita do pós-operatório.



Benefícios da esterilização

Um dos melhores motivos para se esterilizar os animais de companhia é evitar o aumento de animais abandonados.

Em Portugal existem cada vez mais animais sem dono visto nascerem inumeras ninhadas de cachorros e gatinhos sem haver pessoas que se responsabilizem por os adotar. Os abrigos têm cada vez mais animais abandonados e cada vez menos recursos para os tratarem e sem perpectivas de arranjarem donos para todos estes seres...

animais abandonados


A esterilização tem também benefícios imediatos para o seu animal de estimação:

  • Diminui a probabilidade do seu animal de companhia desenvolver problemas de saúde graves como tumores uterinos, mamários ou testiculares.
  • Os animais esterilizados têm menos tendência de fugir e se perderem. O que reduz o risco de lutas com outros animais e atropelamentos, etc.
  • A castração dos gatos reduz o comportamento de marcação de território em casa (urinar em locais indesejados)
  • A esterilização das fêmeas evita que estas entrem em cio. As alturas de cio podem ser muito incovenientes pois as fêmeas tendem a vocalizar, podem deixar manchas de sangue nas carpetes ou mobílias. Uma fêmea em cio pode atrair machos para a sua propriedade.
  • Os animais esterilizados são geralmente mais calmos e com menor tendência a mostrar sinais de agressividade para com outros animais e pessoas.

 

Perguntas frequentes sobre a esterilização

Os animais esterilizados ficam gordos?

Existe alguma tendência para os animais esterilizados ganharem algum peso. Este problema é facilmente controlado através de uma alimentação equilibrada (que o seu veterinário poderá recomendar) e de exercício físico regular (passeios frequentes, brincadeiras,etc.)

É muito cara a esterilização?

A esterilização é um investimento único na saúde do seu animal. Só é feita uma vez na vida!

É um procedimento relativamente barato tendo em conta que se trata de uma intervenção cirúrgica com anestesia geral, envolvendo meios e profissionais devidamente habilitados e treinados.

É por certo mais barato do que tratar de uma fêmea grávida, sua alimentação e cuidados de saúde dela bem como da sua ninhada até esta ter idade de ser adotada.

Não é melhor ter primeiro uma ninhada?

A esterilização das fêmeas, principalmente se jovens, reduz a probabilidade de terem doenças que afetem os orgãos reprodutores. A prevenção da gravidez também elimina a possibilidade de problemas na fêmea durante uma gestação ou durante o parto.

A sua cadela ou gata não vai sentir "a falta de ser mãe".

Se nascerem menos cachorros e gatos, mais terão hipóteses de terem um lar e de não serem abandonados.