Arranhador... Porque é que o meu gato não usa???!

 

 

Se o seu gato não usa ou deixou de usar o arranhador, este pode não estar a satisfazer as suas necessidades de arranhar.

Os gatos têm as suas preferências individuais e há vários aspetos a ter em conta na escolha do arranhador ideal para o seu felino.

Revestimento

Muitos arranhadores são revestidos por uma espécie de alcatifa ou tecido. Este revestimento tende a não ser eficaz nem eleito pelo gato, uma vez que não providencia uma superfície suficientemente rígida e irregular para remover os detritos das unhas e a sua camada exterior, constituída por células mortas. Geralmente, os arranhadores de sisal ou cartão constituem boas opções.

 

Tamanho

Os gatos gostam de se espreguiçar quando estão em "modo de arranhar", sendo que muitas vezes os arranhadores são muito pequenos para este efeito. É importante garantir que o arranhador é suficientemente alto (no caso de ser vertical) ou comprido (caso seja horizontal) para permitir este comportamento.

 

Estabilidade

Muitos arranhadores não são suficientemente estáveis, a ponto de oscilarem quando o gato os usa. Ao escolher um arranhador, é importante avaliar a sua robustez, de modo a que o seu gato se sinta confiante e estimulado a usá-lo.

 

Localização

Os gatos gostam de conveniência e devem ser relembrados de que o arranhador está à sua disposição. Como tal, estes devem ser colocados em locais de boa visibilidade e onde o gato passa a maior parte do seu tempo. Caso tenha mais de um gato, é importante disponibilizar vários arranhadores em diferentes localizações da casa.

arranhador gato 1 

 

 

Preferências individuais

Alguns gatos preferem "arranhar na vertical", enquanto outros preferem "arranhar na horizontal". É importante observar o comportamento do seu gato de modo a perceber qual a sua preferência individual e, desta forma, poder proporcionar-lhe o arranhador ideal.