Saúde para os Pets Séniores

Cada vez mais os nossos animais de companhia tendem a ter uma esperança média de vida mais longa, não só devido à evolução da medicina e à capacidade de lhes proporcionarmos melhores cuidados médico-veterinários, mas também devido a uma melhoria dos hábitos alimentares e a uma cada vez maior gama de alimentos especialmente formulados para todas as suas etapas de vida e condições clínicas.

De um modo geral, os gatos e cães de raças pequenas são considerados geriátricos a partir dos 7 anos.

Os cães de porte grande e gigante têm uma esperança média de vida inferior, pelo que são considerados geriátricos a partir dos 6 anos.

As tabelas abaixo comparam a idade de cães e gatos geriátricos à correspondente idade humana:

 

Idade do gato (anos)

Idade humana correspondente (anos)

 

Idade do cão (anos)

Idade humana correspondente (anos)

7

45

7

Pequeno-Médio: 44-47

10

58

Grande-Gigante: 50-56

15

75

10

Pequeno-Médio: 56-60

20

98

Grande-Gigante: 66-78

 

 

 

15

Pequeno-Médio: 76-83

 

 

 

Grande-Gigante: 93-115

 

 

 

20

Pequeno-Médio: 96-105

 

 

 

Grande: 120

 

 

 

 

 

 

 

 

Pequenos

Até 10 kg

 

 

 

Médios

10 - 25 kg

 

 

 

Grandes

25 - 40 kg

 

 

 

Gigantes

>40 kg

 

Tal como em medicina humana, também nos animais geriátricos há um aumento da incidência de determinadas doenças, nomeadamente do foro oncológico, cardícaco, renal, hepático, articular e endócrino (diabetes, hiper ou hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo).

Se não forem esterilizadas, as fêmeas apresentam também maior probabilidade de desenvolverem infeções uterinas e os machos patologias prostáticas. Também a senilidade agrava a qualidade de vida destes animais.

Assim sendo, os pacientes geriátricos devem ser consultados pelo menos a cada 6 meses para um check-up geral, de modo a que estas condições sejam precocemente diagnosticadas e também para que se possa intervir preventivamente.

É importante estar atento e ter conhecimento das necessidades gerais destes pacientes para que a idade avançada seja passada com a melhor qualidade e bem estar possíveis!

Informe-se connosco!